No dia 12 de abril os
alunos do 4º Ano da Sala 1 realizaram uma pesquisa durante os
estudos sobre a água. O desafio era descobrir “ Como separar uma
mistura de água, sal, areia e pedrinhas?”.
A aluna Djúlia levou
todo o material que os alunos precisariam para realizarem a
experiência:
- uma assadeira ;
- 3 copos pequenos de plásticos e vazios;
- um pouco de areia;
- um pouco de pedrinhas;
- um pouco de sal;
- 1 colher ;
- peneira;
- funil;
- água.
Iniciando
o trabalho foi colocado em um copo um pouco de água , 1colher de
sal, areia, pedrinhas.
Mexeu-se
todas as misturas. Depois de um tempo observou-se o que ficou
depositado no fundo do copo. Em seguida usou-se o funil e uma peneira
para verificar quais materiais que poderiam ser separados.
Concluiu-se que o sal é solúvel na água, enquanto a areia e a
pedra não. Os alunos encerraram a atividade comentando como foi o
mesmo trabalho realizado em casa.
“ Foi
fácil separar a pedra, o mais difícil foi separar a areia, porque
logo que acabei de misturar todo as misturas, as pedras logo foram
para o fundo, e eu pude pegá-las com a mão. Já a areia não,
precisei da peneira.”
JOÃO VITOR
“
Quando realizei a pesquisa percebi que só a água passou pela
peneira e pelo funil.”
DANILO
“ O
mais fácil foi separar as pedras, porque a gente pode até tirá-las
com a mão. O mais difícil foi a areia, porque ela tem partículas
menores e mesmo com a peneira não foi possível separá-la. O sal de
primeira se dissolveu na água.”
CAROLINE
“ Foi
uma aula interessante e diferente.”
“ Eu
não consegui separar o sal, pois se dissolveu na água. Percebi que
ao adicionar a areia a água modificou de cor.”
GUSTAVO
DA SILVA
Nenhum comentário:
Postar um comentário