segunda-feira, 29 de abril de 2013

ÁGUA E AS MISTURAS





No dia 12 de abril os alunos do 4º Ano da Sala 1 realizaram uma pesquisa durante os estudos sobre a água. O desafio era descobrir “ Como separar uma mistura de água, sal, areia e pedrinhas?”.


A aluna Djúlia levou todo o material que os alunos precisariam para realizarem a experiência:


  • uma assadeira ;
  • 3 copos pequenos de plásticos e vazios;
  • um pouco de areia;
  • um pouco de pedrinhas;
  • um pouco de sal;
  • 1 colher ;
  • peneira;
  • funil;
  • água.


Iniciando o trabalho foi colocado em um copo um pouco de água , 1colher de sal, areia, pedrinhas.


Mexeu-se todas as misturas. Depois de um tempo observou-se o que ficou depositado no fundo do copo. Em seguida usou-se o funil e uma peneira para verificar quais materiais que poderiam ser separados. Concluiu-se que o sal é solúvel na água, enquanto a areia e a pedra não. Os alunos encerraram a atividade comentando como foi o mesmo trabalho realizado em casa.


Ver mais...



“ Foi fácil separar a pedra, o mais difícil foi separar a areia, porque logo que acabei de misturar todo as misturas, as pedras logo foram para o fundo, e eu pude pegá-las com a mão. Já a areia não, precisei da peneira.”

JOÃO VITOR



“ Quando realizei a pesquisa percebi que só a água passou pela peneira e pelo funil.”



DANILO



“ O mais fácil foi separar as pedras, porque a gente pode até tirá-las com a mão. O mais difícil foi a areia, porque ela tem partículas menores e mesmo com a peneira não foi possível separá-la. O sal de primeira se dissolveu na água.”


CAROLINE

           


“ Foi uma aula interessante e diferente.”


  LEONARDO


                      
 

“ Eu não consegui separar o sal, pois se dissolveu na água. Percebi que ao adicionar a areia a água modificou de cor.”

GUSTAVO DA SILVA





Nenhum comentário:

Postar um comentário