Alunos do 3º ano da professora Sílvia trabalharam de maneira bem dinâmica as diferentes formas e funções da comunicação na sociedade.
Após o levantamento do conhecimento prévio das crianças foi feito um comparativo entre os meios de comuncação tradicionais e os meios de comunicação que dependem da tecnologia.
Utilizando o livro didático os alunos descobriram, através de um texto informativo, os instrumentos utilizados para a escrita Braille e Libras o que chamou a atenção de toda a turma.
Para enriquecer o tema, a professora sugeriu que um grupo de alunos realizassem uma pesquisa no Laboratório de Informática.
Além da pesquisa os alunos tiveram a oportunidade de aprender também algumas funções importantes no computador, como salvar e imprimir arquivos.
Um livro escrito em Braille foi apresentado por um dos alunos. A turma se empenhou bastante para decifrar escritas em Braille a partir das informações obtidas através das pesquisas.
A aprendizagem foi significativa e espontaneamente os alunos fizeram uma reflexão sobre a importância da visão e audição, valorizando ainda mais o fato de serem crianças que não apresentam necessidades especiais.
De acordo com a professora, a atividade proporcionou a interação entre os alunos e também deu oportunidade a cada um de desenvolver sua autonomia, contribuindo assim, para a formação de cidadãos críticos, autônomos e conscientes.