quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Dia das bruxas

Integrantes da Academia de Cultura Infanto Juvenil Dr. Arley, por iniciativa da Presidente Esther Neves de Macedo e Vice Presidente Vinícius Marques Bertholdi, realizaram uma pesquisa e apresentaram à todas as turmas do turno matutino em comemoração ao Halloween.


Pesquisa realizada pelos alunos:

O dia das bruxas surgiu há dois mil anos quando povos celtas festejavam o fim do verão, o início do ano novo e as fartas colheitas. Sua comemoração original se chama Sanhaim, também conhecida como Dia das almas, pois acreditavam que no dia 21 de outubro acontecia o encontro entre o mundo espiritual e material. Lendas e contos revelam que os mortos no ano anterior regressam e encarnam nos vivos para dar uma voltinha pelo mundo terreno. Algumas pessoas dizem que os espíritos rerressam para cometer atrocidades, colocar mau olhado nas colheitas e ocasionar danos materiais. No mundo moderno, o Halloween surgiu no século XIX, quando os irlandeses implantaram a festa nos Estados Unidos onde até hoje é comemorado.

Bate Papo com Dra. Solange

Alunos do 5º ano juntamente com a professora Silvana Tonzar Cunha participaram de um agradável bate papo com a Dra. Solange Tonzar  Cunha Nascimento. Durante a conversa, os alunos puderam tirar suas dúvidas sobre sexualidade, afetividade, cuidados com o corpo, higiene, puberdade/adolescência, menstruação, gravidez e mudanças no corpo.

Os alunos do 5º ano agradecem a Dra. Solange Tonzar Cunha Nascimento pela presença e carinho que contribuiu para a aprendizagem de todos.