sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Campeonato de Xadrez

Matéria publicada pelo Jornal do Sudoeste em 11/11/2017

Realizado com enorme sucesso na Arena Olímpica o Campeonato Paraisense Escolar de Xadrez 2017.
O concorrido evento capitaneado pelo grande mestre Evandro Barbosa, coordenador do projeto de xadrez, aconteceu na manhã e tarde de sexta-feira (10/11).
O balanço da competição foi bastante positivo reunindo 503 alunos-atletas inscritos e muito envolvimento das escolas que participam do projeto de xadrez.
Contando com o apoio da Prefeitura Municipal e da estrutura do Clube de São Sebasitão do Paraíso – CXSSP, os professores do projeto se revezaram na arbitragem e organização, cuja parte técnica esteve a cargo do árbitro nacional Jeovane Cascais.
Paraíso tem hoje um grande projeto de xadrez, onde cerca de 6 mil crianças e jovens já aprenderam as regras e noções elementares da modalidade ao longo deste ano de 2017.
São 12 professores que vão até as escolas municipais e levam o xadrez como ferramenta pedagógica para ajudar nas outras disciplinas, sendo um projeto então de grande importância para o enriquecimento curricular dos alunos.
Além da parte técnica do xadrez, as aulas envolvem questões como planejamento, memória, cálculo, atenção, paciência, tomada de decisão e comportamento, atuando diretamente no desenvolvimento humano.
O projeto paraisense de xadrez tem o patrocínio da empresa Laticínios Aviação e é executado pela Federação Mineira de Xadrez, através de Lei de Incentivo ao Esporte do Governo de Minas.
A Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso e o próprio CXSSP também são apoiadores do projeto, fornecendo a estrutura para a transição do pedagógico para o competitivo aos alunos interessados.
A comunidade paraisense ganhou muito com esta feliz parceria pró-xadrez.
Que venha 2018 com muito xadrez novamente!
Leia mais em http://www.jornaldosudoeste.com.br/noticia.php?noticia=2391