Uma rosa que predomina no nosso coração; Um pouco de açúcar nas nossas vidas; Uma estrela que brilha nos nossos olhares; Um peão que gira no nosso mundo; Uma criança que brinca no meio de nós; Um sol que sorri para nós; Para nós, esta palavra é algo especial, Algo com que nos rimos num olhar, Algo que é a nossa professora a ensinar com a vontade de aprender!!! Kênia, Elisangela ,Michele,Maria Elisabete
O final do ano está ai e com ele a possibilidade de reprovação de alguns alunos. Onde será que mora o problema? Será que a falha está na Avaliação? Então pergunto: - Qual o principal motivo da avaliação? Você pode me dar inúmeras respostas como: • Maneira de verificar se o aluno sabe a matéria • Perceber quais as principais dúvidas • Saber se o aluno estudou em casa • Saber se o aluno prestou a atenção na sala de aula, etc.
Analisando estas alegações só posso dizer: Não seria melhor verificar todos estes pontos diariamente? Em sala de aula? Por que deixar para verificar somente na prova?
A Avaliação não pode, de forma alguma, ter um fim em si mesma. Ela é uma ferramenta que não precisa ser usada, necessariamente, ao final de cada bimestre.
O ideal é que a Avaliação aconteça diariamente, pois a aprendizagem se dá com a interligação dos conhecimentos. Se o aluno ficou com dúvida em um determinado conceito, não conseguirá acompanhar com desenvoltura os demais que estão ligados a este não entendido. A Avaliação deve ser mais uma ferramenta para que se dê a construção do conhecimento e não uma forma de punição. Quando menciono punição estou me referindo àqueles docentes que diante de um comportamento mais saliente dos alunos, os pune com uma prova surpresa confundindo disciplina com processo cognitivo.
Ivan é muito bom ler seus comentários. De acordo com a filosofia de nossa escola, a avaliação precisa abranger os três aspectos básicos da tarefa educativa: trabalho com o conhecimento, relacionamento interpessoal e organização da coletividade. Deve-se recorrer a várias estratégias para Avaliação do Processo, ou seja utilizar diversos instrumentos avaliativos, Avaliação Dinâmica. É dever do professor analisar pessoalmente os resultados e intervir replanejando sempre que necessário. Os resultados positivos que a escola vem obtendo nos últimos anos, aumenta a responsabilidade global de todos os funcionários, para que a qualidade e o conceito social positivo sejam mantidos. "Há valores, virtudes, de que não se pode e não se deve abrir mão" Isabel Polarin
Escola, lugar para aprender para nunca mais esquecer lugar para se surpriender lá encontra amigos inseparaveis matérias deploraveis inimigos, talvez como matemática e português materias deploráveis, talvez a vida é assim inicio, meio e fim o meio sempre com rodeios desafios certeiros facilidades inesperadas escola,um lugar escolhido pelos pais será que eles pensam que isso irá mudar nossa vida um lugar que traz desafios nos faz crescer com isso aprender a viver buscar o caminho certo a percorrer não sao apenas matérias amigos, inimigos, aprendizado sempre sendo renovado tanto na escola quanto no trabalho na sua vida que la ensina a ser percorrida
"Os trabalhos escolares são provas para o caráter, não para a inteligência. Quer se trate de ortografia, de poesia ou de cálculo, está sempre em causa aprender a querer." ( Émile-Auguste Chartier )
Esta equipe é show!!! Agradeço a Deus por fazer parte dela.
ResponderExcluirVânia
É realmente maravilhoso trabalhar nesta escola!
ResponderExcluirPARA A NOSSA COMUNIDADE ESCOLAR...
ResponderExcluirSonho que se sonha só, é só ilusão, sonha que se sonha junto é sinal de solução.
Parabéns aos colaboradores do Blog Escolar em AÇÃO.
Eneida, em 25/05/2010
melhor escola noraldino limaa
ResponderExcluirIvan
Adoro essa turma . . .
ResponderExcluirSilvia
Se os livros alimentam o saber
ResponderExcluirO mestre proporciona-lhes sabor
Se são enigmas a resolver
O educador é o codificador.
Que seria do livro e do leitor
Sem orientador a despertar
Idéias e sentidos, corpo e cor,
Na relevante ação de mediar?
Se há na escola uma qualquer contenda
O docente é o reconciliador
Se há conflito que obstrua a senda
O mestre mostra-se apaziguador.
Que seria de uma escola sem docentes?
Salas vazias e paredes nuas
Prédio deserto, árido e silente
Portal do nada, a esmaecer nas ruas.
É que a jornada, sem apoio e guia
É trilha escura, sem norte e sem destino,
Pois falta o rumo da sabedoria,
Facho de luz, clarão para o ensino.
Sendo os alunos pássaros que tentam
Os seus primeiros vôos do saber
É pelas mãos dos mestres que alimentam
A fome insaciável de aprender.
Se, entretanto, as agruras são gaiolas
Que encarceram o aluno em estupor,
A porta que liberta é a escola
E a chave que a destranca é o professor!
IVAN
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIvan, são alunos como vc que fazem com que cada vez mais acreditemos que a nossa profissão vale a pena.
ResponderExcluirUm abraço carinhoso,
Elisangela
Adoro essa escola e essas prof.queridas!!!
ResponderExcluirJogos:www. cartoonnetwork. com. br
ResponderExcluirhttp://www.ojogos.com.br/jogos/matematica/matematica.html
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUma rosa que predomina no nosso coração;
ResponderExcluirUm pouco de açúcar nas nossas vidas;
Uma estrela que brilha nos nossos olhares;
Um peão que gira no nosso mundo;
Uma criança que brinca no meio de nós;
Um sol que sorri para nós;
Para nós, esta palavra é algo especial,
Algo com que nos rimos num olhar,
Algo que é a nossa professora a ensinar com a vontade de aprender!!!
Kênia, Elisangela ,Michele,Maria Elisabete
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOs professores da minha escola
ResponderExcluirA professora de Matemática,
com suas contas complicadas,
falando em equações,
no Teorema de Pitágoras.
A professora de Português,
com seu modo indicativo,
falando em advérbios,
interjeições, substantivos.
A professora de Geografia,
com seus complexos regionais,
falando em sítios urbanos,
em pontos cardeais.
A professora de Ciências,
com seus ensinamentos ecológicos,
falando em evolução,
em estudos biológicos.
A professora de História,
com seus povos bizantinos,
falando na Idade Média,
no Imperador Constantino.
A professora de Inglês,
com seus don't, do e does,
falando em personal pronouns,
na diferença entre go e goes.
A professora de Artes,
com suas obras e seus artistas,
falando em artes ópticas,
em pintores surrealistas.
O professor de Educação Física,
com suas regras de voleibol,
falando sobre basquete,
em times de futebol.
Os professores da minha escola,
com suas matérias que às vezes não entendemos,
falando em todas as coisas,
que aos poucos vamos aprendendo
O final do ano está ai e com ele a possibilidade de reprovação de alguns alunos.
ResponderExcluirOnde será que mora o problema?
Será que a falha está na Avaliação?
Então pergunto: - Qual o principal motivo da avaliação?
Você pode me dar inúmeras respostas como:
• Maneira de verificar se o aluno sabe a matéria
• Perceber quais as principais dúvidas
• Saber se o aluno estudou em casa
• Saber se o aluno prestou a atenção na sala de aula, etc.
Analisando estas alegações só posso dizer: Não seria melhor verificar todos estes pontos diariamente? Em sala de aula? Por que deixar para verificar somente na prova?
A Avaliação não pode, de forma alguma, ter um fim em si mesma. Ela é uma ferramenta que não precisa ser usada, necessariamente, ao final de cada bimestre.
O ideal é que a Avaliação aconteça diariamente, pois a aprendizagem se dá com a interligação dos conhecimentos. Se o aluno ficou com dúvida em um determinado conceito, não conseguirá acompanhar com desenvoltura os demais que estão ligados a este não entendido. A Avaliação deve ser mais uma ferramenta para que se dê a construção do conhecimento e não uma forma de punição. Quando menciono punição estou me referindo àqueles docentes que diante de um comportamento mais saliente dos alunos, os pune com uma prova surpresa confundindo disciplina com processo cognitivo.
Ivan é muito bom ler seus comentários.
ResponderExcluirDe acordo com a filosofia de nossa escola, a avaliação precisa abranger os três aspectos básicos da tarefa educativa: trabalho com o conhecimento, relacionamento interpessoal e organização da coletividade. Deve-se recorrer a várias estratégias para Avaliação do Processo, ou seja utilizar diversos instrumentos avaliativos, Avaliação Dinâmica. É dever do professor analisar pessoalmente os resultados e intervir replanejando sempre que necessário.
Os resultados positivos que a escola vem obtendo nos últimos anos, aumenta a responsabilidade global de todos os funcionários, para que a qualidade e o conceito social positivo sejam mantidos.
"Há valores, virtudes, de que não se pode e não se deve abrir mão" Isabel Polarin
obrigado
ResponderExcluirEscola, lugar para aprender
ResponderExcluirpara nunca mais esquecer
lugar para se surpriender
lá encontra amigos inseparaveis
matérias deploraveis
inimigos, talvez
como matemática e português
materias deploráveis, talvez
a vida é assim
inicio, meio e fim
o meio sempre com rodeios
desafios certeiros
facilidades inesperadas
escola,um lugar escolhido pelos pais
será que eles pensam que isso irá mudar nossa vida
um lugar que traz desafios
nos faz crescer com isso
aprender a viver
buscar o caminho certo a percorrer
não sao apenas matérias
amigos, inimigos, aprendizado
sempre sendo renovado
tanto na escola quanto no trabalho
na sua vida que la ensina a ser percorrida
Sempre há um motivo para se comemorar, quando se trata de uma pessoa fantástica, como você.
ResponderExcluirE, nesta data, queremos aproveitar, mais uma vez, para homenagear e dizer-lhe de todo o coração, Feliz Dia da Secretaria.
Agradecemos pela sua amizade e por proporcionar a chance de participarmos deste importante momento de sua vida.
Você sempre foi lembrada com muita alegria por todos aqueles que lhe acompanham no dia a dia.
Não vemos você somente como uma simples secretária e sim como uma grande profissional que não mede esforços para vencer.
Parabéns.
"Os trabalhos escolares são provas para o caráter, não para a inteligência. Quer se trate de ortografia, de poesia ou de cálculo, está sempre em causa aprender a querer."
ResponderExcluir( Émile-Auguste Chartier )
Saudades da escola
ResponderExcluir