quarta-feira, 30 de junho de 2010

Pontuando e Aprendendo


Os alunos do 5º ano 3 dramatizaram o texto "Bazar da Pontuação" do autor Monteiro Lobato, com a orientação da professora Kênia Cristina Nogueira Rodrigues.
O objetivo da atividade foi levar os alunos a compreender a importância dos sinais de pontuação na leitura. Foi um sucesso!!!

Copa do Mundo - Aprendizagem constante nas aulas de Educação Física


O professor de Educação Física, Murilo Pessoni Neves, enriqueceu suas aulas durante o mês de junho com atividades práticas que orientaram os alunos geograficamente sobre os países participantes da Copa do Mundo 2010.


Estamos torcendo muito para que o Brasil seja campeão, mas independente do resultado final da Copa do Mundo, sabemos que a grande vencedora da nossa escola foi a aprendizagem de nossos alunos!




Diversificando a Aula


Alunos do 3º ano da professora Sílvia trabalharam de maneira bem dinâmica as diferentes formas e funções da comunicação na sociedade.
Após o levantamento do conhecimento prévio das crianças foi feito um comparativo entre os meios de comuncação tradicionais e os meios de comunicação que dependem da tecnologia.
Utilizando o livro didático os alunos descobriram, através de um texto informativo, os instrumentos utilizados para a escrita Braille e Libras o que chamou a atenção de toda a turma.
Para enriquecer o tema, a professora sugeriu que um grupo de alunos realizassem uma pesquisa no Laboratório de Informática.


Além da pesquisa os alunos tiveram a oportunidade de aprender também algumas funções importantes no computador, como salvar e imprimir arquivos.


Um livro escrito em Braille foi apresentado por um dos alunos. A turma se empenhou bastante para decifrar escritas em Braille a partir das informações obtidas através das pesquisas.


A aprendizagem foi significativa e espontaneamente os alunos fizeram uma reflexão sobre a importância da visão e audição, valorizando ainda mais o fato de serem crianças que não apresentam necessidades especiais.
De acordo com a professora, a atividade proporcionou a interação entre os alunos e também deu oportunidade a cada um de desenvolver sua autonomia, contribuindo assim, para a formação de cidadãos críticos, autônomos e conscientes.